Opções disponíveis

Fundado em 6 de fevereiro de 1974, o “Museu Casa dos Contos”, localizado em Ouro Preto/MG, está instalado em um monumento construído entre 1782 e 1784.

Os ricos elementos, conferidos pelos aspectos arquitetônicos, artísticos e históricos decorrentes dos variados usos do imóvel construído no período colonial – em conjunto com o acervo disponível – oferecem substratos para o Museu transmitir conhecimento e provocar abordagens que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, em cumprimento a sua função social e missão institucional.

O “Centro de Estudos do Ciclo do Ouro”, integrado ao “Museu Casa dos Contos”, é elemento chave nesse processo, ao propiciar acesso a estudos e pesquisas ao importante acervo de documentos históricos datados desde o Século XVII.

Monumento

O Museu está instalado no histórico e singular edifício setecentista construído pelo português João Rodrigues de Macedo – Contratador de Impostos devidos à Coroa Portuguesa – já em pleno declínio da extração de ouro na região de Vila Rica.

O monumento, com risco atribuído ao Mestre Antônio de Souza Calheiros, apresenta fachada frontal acimalhada, cunhais em cantaria e acesso principal constituído de artístico pórtico de pedra lavrada.

O interior apresenta, entre elementos artísticos, a escadaria monumental em cantaria e forro com pinturas originais atribuídas ao Mestre Ataíde.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, o imóvel foi palco de fatos históricos, como a morte do inconfidente Cláudio Manoel da Costa, durante a repressão à Conjuração Mineira, em 1789.

Desde o período colonial, o imóvel teve diversos usos, como a instalação da “Sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais”, a partir de 1792, de quando se originou o nome “Casa dos Contos”, e da “Casa de Fundição do Ouro e da Moeda de Vila Rica”, a partir de 1821.

No período republicano, o monumento abrigou, sucessivamente, a agência dos Correios e da Caixa Econômica Federal e a sede da Prefeitura de Ouro Preto, até a instalação do “Museu Casa dos Contos” e do “Centro de Estudos do Ciclo do Ouro”, em 1974, medida que objetivava preservar e promover pesquisas a documentos históricos encontrados no imóvel na década de 1920.

Em 1984, ano de seu bicentenário, foi concluída a obra de restauração do monumento.

Todo o conjunto que compõe o “Museu Casa dos Contos” está disponível à visitação pública para contemplação e para experiências de cunho educativo. Provocando reflexões sobre o passado colonial em diálogo com os desafios presentes, o “Museu Casa dos Contos” intenta contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Leonardo Francisco Martins Lopes

Administrador da Casa dos Contos de Ouro Preto

Acácio Cândido da Silveira Santos

Superintendente Regional MGI em Minas Gerais

A composição vem contornada por guirlanda composta pelos símbolos africanos: Nyansapow, Sankofa e Dwennimmen. A tampografia central é inspirada na riqueza da arte Cantaria aplicada aos principais monumentos arquitetônicos de Ouro Preto. As legendas 50 ANOS DO MUSEU CASA DOS CONTOS, OURO PRETO│MG e a era 2024 complementam o anverso e pontuam as celebrações.

Em primeiro plano, destacam-se os ímpares elementos em Cantaria da bela e emblemática escadaria do museu. Ao fundo, como se gravado na parede que acompanha as escadas, observa-se o traço simplificado do Prédio da Casa dos Contos. Complementam a arte do reverso a legenda 240 ANOS DO MONUMENTO ARQUITETÔNICO, a era 2024 e a logo CMB.

Criação Anverso e Reverso Glória Dias
Modelagem Reverso Luiz Henrique Peixoto