Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque
R$170,00

A Polícia Federal foi criada a partir da edição do Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, que transformou a Polícia Civil do Distrito Federal em Departamento Federal de Segurança Pública, com sede no Rio de Janeiro. Em 1960, com a inauguração da nova capital, a estrutura organizacional foi transferida para Brasília, onde, em 1967, foi renomeada como Departamento de Polícia Federal.

A Constituição Federal de 1988 consolidou o nome atual, Polícia Federal (PF), e definiu suas competências, que incluem as funções de polícia judiciária da União, apurando crimes contra seus bens, serviços e interesses. A PF também atua na prevenção e repressão ao tráfico de drogas, ao contrabando e nas funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, e no controle migratório. A instituição exerce, ainda, o controle de armas, de segurança privada e de produtos químicos, entre suas funções de polícia administrativa.

Ao longo das últimas décadas, a instituição se consolidou como referência no enfrentamento aos crimes financeiros e ambientais. No mesmo sentido, a internet, se por um lado trouxe avanços para a vida em sociedade, por outro, impôs novos desafios, como crimes de ódio e de abuso sexual infantojuvenil – áreas em que a atuação da PF é reconhecida mundialmente.

Em 2024, a PF comemora 80 anos, marco de um processo de transformação institucional, cujo foco é ampliar a confiança da população, expandindo a transparência e a participação social, e consolidar a instituição como moderna, diversa e comprometida com os valores da sociedade brasileira.

Foram incluídos temas cruciais para a sociedade atual nos cursos de formação, como o combate ao preconceito e a promoção dos direitos e garantias fundamentais. Também têm sido priorizados a inovação e o aprimoramento da atuação policial, com ênfase em práticas mais eficientes e humanizadas, e a valorização dos servidores.

A Polícia Federal se reafirma, assim, como uma instituição em constante evolução, referência no Brasil e no mundo, em razão do seu compromisso com os princípios da integridade, inovação, imparcialidade, ética e eficiência, empregados em todas as suas ações.

Andrei Augusto Passos Rodrigues

Diretor-Geral da Polícia Federal

ANVERSO

Para tirar o melhor partido estético da técnica de acabamento fosco/brilhante e ajustar a marca ao produto numismático, a composição traz ao centro, tomando todo o campo, uma adaptação da marca dos 80 anos da POLÍCIA FEDERAL, escolhida pela instituição para simbolizar a efeméride. À esta composição foram acrescentadas as eras 1944 ● 2024. O conjunto é envolvido por esplendor, que simboliza o inconteste brilhantismo da instituição em todos os diversos aspectos de sua atuação.

REVERSO

Além de trazer cenas que aludem às ações de campo urbano e inteligência científica; o conjunto envolvido por esplendor, traz estilizados os mapas do Brasil e de parte da América do Sul, destacando a imprescindível presença da Polícia Federal nas nossas fronteiras, na parte inferior, à esquerda, acha-se a marca da instituição e, acompanhando a orla, a legenda BRASIL.

Logomarca 80 Anos da PF: Queirian Nogueira Gonçalves de Sá – Agente Administrativo PF

Tamanho
Diâmetro 40± 0,2mm
Peso 24 ± 0,72g
Tiragem 3000
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso Glória Dias & Millie Britto
Modelagem Anverso e Reverso Fernanda Costa
Ano 2024

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.