Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque
R$194,00

360 ANOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS POSTAIS NO BRASIL


25 de janeiro de 1663: data que marca a institucionalização dos serviços postais regulares no Brasil e a criação dos cargos de Correio-Mor das Cartas do Mar. Foram designados para o cargo Bartolomeu Fragoso Cabral, na capitania da Bahia, e o Alferes João Cavalheiro Cardoso, na do Rio de Janeiro, sendo um marco histórico para os Correios e para o país. 


A partir da Independência, em 1822, várias transformações são implementadas no serviço postal com o objetivo de promover a integração das regiões do país, e, também, de garantir a comunicação com o resto do mundo. Em 1829, é realizada a “Nova Regulamentação dos Correios”, com o intuito de regular os correios nas províncias do País. 


Além disso, são adotadas inovações após a Reforma Postal, com a criação do selo postal (1843) e o telégrafo elétrico (1852). Foram implementados novos serviços, como a entrega domiciliar de correspondências (1835), e instaladas novas agências, possibilitando a multiplicação de pontos de atendimento de correio em todo o século XIX. 


Em 1931, a criação do Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) marcou a união dos serviços postais e telegráficos. É nesse período do DCT que foi iniciado o processo de mecanização na separação das correspondências com duas máquinas Transorma importadas da Holanda. Em 1941, foi criado o Correio Aéreo Nacional (CAN). 


Outro importante marco para a história dos Correios é a criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, em 1969, consolidando, então, uma estrutura voltada para atender os interesses de mercado e visando a lucratividade. Surgiu, nessa época, o plano nacional de encaminhamento postal, com foco em quatro atividades básicas dos Correios: a coleta, a triagem, o transporte e a distribuição de objetos postados. Em 1982, o principal serviço da empresa foi criado: SEDEX. Sua implementação ampliou a gama de serviços postais ofertados. 


Aproximar pessoas é a vocação da empresa. Com 360 anos de história, os Correios seguem se reinventando, inovando e se modernizando para integrar, unir e conectar os 5.570 municípios brasileiros, por meio da maior frota logística do país, prestando serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada e soluções digitais. Assim, contribuímos para o desenvolvimento do país, promovendo a inclusão e união entre as mais diversas realidades do Brasil.

Correios


Anverso


No anverso, em primeiro plano, temos uma área com a borda esquerda similar a um “picote de selo”, simulando um recorte expandido de um selo postal com as marcas “Correios” e “360 anos” em alto relevo e com tampografia. Do lado esquerdo, temos o fundo texturizado e a era “1663 • 2023” em baixo relevo.


Reverso


No reverso, em primeiro plano, temos uma área com o “picote de selos” e a marca “Correios” em baixo relevo. Ao fundo, está o mapa do Brasil com a marcação dos estados, simbolizando que os Correios estão presentes e atendem a todos os estados brasileiros. Sobre o mapa do Brasil, a estrada com pontos de localização e o avião representam a conexão entre pessoas de locais distantes através dos Correios. `A direita, a marca CMB complementa a arte. 


Bronze
Peso 24g +/- 0,72g
Tiragem 360
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso Daniele Syndara
Modelagem Anverso Monique Porto
Modelagem Reverso Érika Takeyama
Lançamento
Ano 2023
Tamanho
Diâmetro 40mm +/- 0,2mm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.