Modelo: Medalha
Disponibilidade: Esgotado
R$169,00

O início dos anos 1990 foi a era mais vitoriosa da história do São Paulo Futebol Clube, e 1992 – um ano verdadeiramente mágico – é a síntese desse período em que o clube alçou novos patamares e se estabeleceu como uma potência mundial do futebol, e que ficou conhecido como “a Era Telê”.

O Tricolor, que já era tricampeão brasileiro e 17 vezes campeão estadual, em junho de 1992 sagrou-se também campeão sul-americano pela primeira vez, derrotando os argentinos do Newell’s Old Boys, nos pênaltis. A conquista da Copa Libertadores abriu novos caminhos para os são-paulinos, que rapidamente tomaram também a Europa e o Mundo.

Do Morumbi – repleto de torcedores, na maior comemoração já vista em um jogo do esporte até hoje – até o embate final na Terra do Sol Nascente, os tricolores superaram no trajeto gigantes do Velho Mundo. Na Espanha, o São Paulo venceu o Troféu Teresa Herrera, o Troféu Ramón de Carranza e o Troféu Cidade de Barcelona, destronando Barcelona e Real Madrid, com goleadas, e o Español.

O mesmo Barcelona, do técnico Cruijff e do craque Stoichkov, não resistiu mais uma vez ao grande time de Zetti, Cafu, Palhinha, Müller, Raí e companhia, viu o São Paulo triunfar no Mundial de Clubes, realizado no Japão, em dezembro: uma vitória de virada com direito a um golaço em jogada ensaiada de cobrança de falta do capitão são-paulino.

Apesar de tantas conquistas, a temporada ainda não havia acabado e, mesmo de ressaca depois da festa pela conquista do maior e mais importante título da história do clube, o São Paulo ainda voltou ao Morumbi para derrubar o rival Palmeiras e sagrar-se mais uma vez – a 18ª – campeão paulista.

1992: um ano verdadeiramente inesquecível e espetacular.

São Paulo Futebol Clube

Anverso

No centro da medalha, a logo texturada dos 30 Anos do São Paulo Futebol Clube aparece sobre fundo também texturado tampografado em vermelho. Contornando o bordo, há a legenda em relevo negativo: “SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE /// 1992-2022 /// 30 ANOS”. Essa legenda é separada do centro da medalha por um friso em relevo positivo.

Reverso

Contornando o bordo, está a legenda em relevo negativo: “MUNDIAL INTERCLUBES /// COPA LIBERTADORES - CAMPEONATO PAULISTA”. No centro da medalha, há a representação do globo terrestre com os países em relevo texturado. Uma linha pontilhada vindo do lado esquerdo chega ao estado de São Paulo, que se apresenta destacado no mapa em tampografi­a vermelha. Na parte inferior central, o escudo do SPFC complementa a arte.

Prata
Peso 64 +/- 0,64g
Título 925
Tamanho
Diâmetro 50mm
Peso 55g +/- 1,65g
Tiragem 1482
Bronze Dourado
Tiragem 200
Peso 55g +/- 1,65g
Ouro
Peso 100 +/- 0,50g
Tiragem 10
Título 900
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso São Paulo Futebol Clube
Modelagem Anverso e Reverso Érika Takeyama
Ano 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
Produtos relacionados