Opções disponíveis

Na primeira metade dos anos 1920, Curitiba vivia um período de grande modernização. Reformas urbanas e o início da industrialização alteravam a paisagem e o modo de vida da população. A cidade era tomada por grandes novidades como o automóvel, os bondes elétricos e os primeiros arranha-céus.

O futebol já fazia parte do dia a dia dos curitibanos, mas também clamava por mudanças. Nos cafés da Rua XV de Novembro, membros de dois clubes tradicionais, que compartilhavam a mesma origem, deixaram a rivalidade de lado para reunir forças. Uma decisão que transformou para sempre a história dos nossos campos.

No dia 24 de março de 1924, o Internacional e o América se uniram para formar o Club Athletico Paranaense. Surgia a mística e a força da camisa rubro-negra, símbolo de uma instituição que se tornaria a mais popular e vencedora do estado do Paraná.

Cem anos depois, o Furacão ocupa um lugar de destaque no futebol brasileiro e sul-americano, reconhecido pela estrutura de ponta e pelo profissionalismo de sua gestão. Um clube em crescimento constante, impulsionado pelos quatro ventos que formam a sua identidade: inovação, ambição, rebeldia e entusiasmo.

A medalha dos 100 anos do Athletico Paranaense foi desenhada pelo artista gráfico João Marcelo Veras Lass, profissional do clube. Seus elementos foram criados para representar a trajetória vitoriosa e disruptiva do clube em sua história.

Na base da medalha, há um pattern que representa os três formatos de listras utilizados no uniforme ao longo da história: horizontal, vertical e diagonal.

O anverso mostra o escudo do clube e a inscrição "Centenário Club Athletico Paranaense" na orla, junto às datas 1924 e 2024, envoltas por 2 estrelas, simbolizando o nascimento e o futuro vitorioso do Furacão.

No reverso, está representada a marca do centenário, juntamente com o ícone de um furacão, alcunha utilizada pelos torcedores, e o escudo oficial, que embasa toda esta relação. Na orla, a inscrição do nome do clube sobrepõe os 4 ventos, que formam a essência do Athletico Paranaense.

Club Athletico Paranaense

Ao centro, escudo do Clube sobre pattern especial, criado para representar as listras que fizeram parte dos uniformes (horizontal, vertical e diagonal). Na orla, estão as inscrições: CENTENÁRIO CLUB ATHLETICO PARANAENSE, além dos anos 1924 e 2024, envoltos por 2 estrelas, simbolizando o nascimento e o futuro vitorioso do Furacão. Separando as datas, a sigla CAP, demonstrando a evolução do escudo.

Ao centro, a marca 100 criada para o centenário do Clube, tendo acima o ícone de um Furacão, símbolo da torcida, e, abaixo, o escudo oficial, que embasa toda essa relação. Na orla, temos as inscrições Athletico Paranaense sobrepondo os 4 ventos que formam a essência do clube.

Ouro
Criação Anverso e Reverso João Marcelo Veras Lass