Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque
R$474,00

Opções disponíveis

O Tratado de Assunção foi um acordo firmado em 26 de março de 1991 pelas repúblicas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, doravante denominados de Estados Partes. Esse pacto tinha como objetivos o comprometimento dos quatro países em ampliarem as dimensões de seus mercados e o êxito na inserção do bloco na nova ordem econômica internacional. De acordo com o Tratado de Assunção, os Estados Partes constituiriam um Mercado Comum a ser estabelecido em 31 de dezembro de 1994, e que se denominaria Mercado Comum do Sul (Mercosul). Dentre diversos regulamentos, o Mercosul estabeleceria: uma zona livre para circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países; a criação de uma tarifa externa comum (TEC); a adoção de uma política comercial uniforme em relação a terceiros ou agrupamentos de Estados; a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes; o compromisso desses na harmonização de suas legislações para o fortalecimento do processo de integração. Sede do Mercosul, o Uruguai é o 2º menor país da América do Sul e um dos economicamente mais desenvolvidos. Em 2021, assumiu a liderança entre títulos de mercado emergentes, acumulando 14,8% de retorno, segundo o índice Bloomberg Barclays Emerging Markets Hard Currency e o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou-o como exemplo de gestão eficaz na crise provocada pela Covid-19. Atualmente, o Uruguai propõe flexibilização no bloco com redução da tarifa externa comum e liberdade dos membros em negociar com países de fora do Mercosul. A decisão será tomada em conjunto futuramente. O seu mercado é pequeno e vive de exportações, já a economia é baseada no setor agropecuário, no qual destacam-se carne, lã e couros de bovinos e de ovinos, além de trigo, arroz e soja.
 

Arnaldo José da Silva Xavier

Especialista em Leitura e Produção Textual/UFF & Técnico Operacional/Casa da Moeda do Brasil.

Anverso

O anverso comum ilustra o movimento de integração dos países formadores do bloco, primordial para o sucesso e fortalecimento do Mercosul. Essa ideia está representada pelo círculo formado pelas bandeiras estilizadas dos quatro países fundadores, com a marca do Mercosul ao centro. Nas legendas temos o nome da série, "TRATADO DE ASSUNÇÃO 1991-2021" e "PAÍSES FUNDADORES", para deixar claro que o bloco continua aberto a novos membros.

Reverso - Uruguai

O Uruguai é um dos maiores produtores mundiais de celulose e papel, além de exportar madeira de florestas plantadas. É também destaque na região por sua produção de frutas, principalmente uvas, e vinho de alta qualidade.


Reverso - Paraguai

o Paraguai se destaca no grupo dos países-membros por ter uma indústria de leite e derivados bastante desenvolvida. Para o Brasil exporta muito trigo. O país também é um grande parceiro do Brasil na produção de energia limpa, devido a hidrelétrica de Itaipu Binacional.

Reverso - Argentina

A economia da Argentina é a segunda maior da América do Sul, tendo a agricultura uma das bases de sua economia. A produção agropecuária é tradicionalmente um dos pilares de suas exportações. Além disso, se destaca também na cadeia produtiva petroquímica e automobilística, principalmente na produção de picapes. Os outros dois produtos escolhidos para representar sua produção foram a erva-mate, importante também culturalmente, e a indústria de carne bovina.

Reverso - Brasil

Brasil é a maior economia da América do Sul. É um grande exportador de produtos agrícolas e de pecuária, mas também se destaca na indústria de petróleo, automobilística e de mineração. Para ilustrar a representação de suas exportações foram escolhidos os seguintes produtos pelos quais o Brasil é popularmente conhecido: o café, a laranja e petróleo.

Prata
Peso 28g
Título 999
Tamanho
Diâmetro 40mm
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso Juliana Souza
Modelagem Anverso e Reverso Monique Porto
Lançamento
Ano 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.