A Sociedade Numismática Brasileira (SNB) foi fundada no dia 19 de janeiro de 1924, em São Paulo, com a presença de poucos colecionadores. Hoje, conta com outras associações similares e um grupo bem maior de colecionadores no Brasil e no exterior. Sua criação se deu em virtude da formação de uma seção de numismática por alguns associados da Sociedade Philatélica Paulista (SPP), em 1923. As reuniões eram realizadas na sede da SPP. Esse grupo inicial evoluiu e se transformou, em 1924, na Sociedade Numismática Brasileira.

A SNB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, mantida por seu corpo de associados, que atualmente conta com cerca de 1.000 membros no Brasil e no exterior, tendo como finalidade exclusiva a promoção e desenvolvimento da Numismática, que é a ciência que estuda as moedas, cédulas, medalhas, fichas e qualquer objeto monetiforme. Foi reconhecida de utilidade pública em 1951, por meio da Lei Estadual nº 1.342 de 11 de dezembro de 1951 e está inscrita no Ministério da Cultura sob o nº 35.002.588/87-41. É a maior associação do tipo da América Latina e uma das maiores do mundo, mantendo um museu numismático e uma biblioteca, sendo essa uma das maiores da América Latina, com mais de três mil exemplares de livros sobre numismática.

À medida que nos aproximamos do centenário da Sociedade Numismática Brasileira, é notável contemplar o impacto significativo que essa instituição teve na promoção e desenvolvimento da numismática ao longo das décadas. Seus 100 anos representam não apenas um marco temporal, mas também uma rica jornada de dedicação à preservação da história por meio de moedas, cédulas e medalhas, consolidando-se como uma referência essencial na América Latina e além. O legado da SNB é, sem dúvida, um testemunho duradouro do compromisso com a paixão por colecionar e estudar objetos monetários.

Gilberto Fernando Tenor

Presidente/SNB

São Paulo, 19 de janeiro de 2024

ANVERSO

Acima, há as eras 1924 – 2024, e, logo abaixo, sobre uma base em relevo, a marca comemorativa dos 100 anos da SNB impressa a quatro cores pela técnica tampografia. Abaixo dessa arte, lê-se a legenda CENTENÁRIO DA SOCIEDADE NUMISMÁTICA BRASILEIRA. Compõem a arte, à esquerda, o título do metal prata, o peso de 1 Oz e a logo da Casa da Moeda do Brasil.

REVERSO:

É representado pelo brasão da Sociedade Numismática Brasileira em relevo.

Peso 1 Oz (31.1g +/- 0,31g)
Diâmetro 40± 0,2mm
Criação Anverso e Reverso Paulo Roberto Baptista