Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque
R$145,00

Opções disponíveis

No dia 15 de abril de 1973, em São Paulo, nasceu o velejador Robert Scheidt. Seu pai, o também velejador Fritz Scheidt, incentivava-o na arte de velejar. As primeiras experiências foram em represas para que o menino fizesse as primeiras velejadas como proeiro. Aos 9 anos de idade, Robert foi presenteado com um barco de madeira para realizar um curso de vela no tradicional Yacht Club Santo Amaro, nascendo ali o seu amor pelo esporte.

Essa paixão tornou-se ainda maior quando Robert Scheidt viu ao vivo pela TV, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, a vitória de Joaquim Cruz. O atleta conquistou, nos 800 metros rasos, a medalha de ouro. O grande feito de Cruz despertou no menino a vontade de participar de jogos olímpicos e ser também um brasileiro medalhista campeão, ser o melhor, e ganhar também seu ouro olímpico. O sonho de infância viraria realidade.

Robert, ainda criança, também praticava tênis, outro esporte favorito. No entanto, o amor pela vela foi tornando-se soberano, já que foi Campeão no Sul-Americano da Classe Optimist de Vela, com velejadores de 7 a 15 anos, em 1983, 1984 e 1986. Devido a essas conquistas, ele foi selecionado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Optismist. A partir desse momento, o país perde um talento do tênis e ganha um brilhante velejador.

Após diversas vitórias, finalmente, em 1996, Atlanta e o mundo testemunharam o primeiro ouro olímpico do jovem - o sonho de criança virou realidade. Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, ele tornou-se bicampeão. Hoje, aos 48 anos, o multicampeão acumula 181 títulos, sendo 89 internacionais e 92 nacionais. Em sua espetacular carreira, ele conquistou 5 medalhas em olimpíadas (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze). A inspiração de Joaquim Cruz ainda reverbera. Scheidt participará das Olimpíadas de Tóquio!

Arnaldo José da Silva Xavier

Especialista em Leitura e Produção Textual/UFF & Técnico Operacional/Casa da Moeda do Brasil

Anverso

Em primeiro plano está a representação gráfi­ca de uma medalha de premiação e o título da missão com a palavra “ÍDOLOS” destacada pela aplicação de textura. A fi­ta da medalha foi colorida por meio de impressão tampográfi­ca nas cores verde e amarela da bandeira do Brasil e apresenta as inscrições da era 2021 e a marca da CMB.

Reverso

Em primeiro plano à esquerda está o portrait do homenageado em tampografia. Acima a representação gráfi­ca da medalha com a ­fita faz o link com o anverso e abaixo dela estão os nomes do homenageado e da modalidade esportiva que o consagrou. À direita há a representação gráfi­ca da Vela, a legenda referente às suas conquistas, a era 2021 e a marca da Casa da Moeda.

Cuproníquel
Diâmetro 30mm
Prata
Título 999
Bronze
Peso 24g
Tiragem 100
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso Millie Britto
Modelagem Anverso Érika Takeyama
Modelagem Reverso Luiz Henrique Peixoto
Temas
Tema Grandes ídolos do esporte
Lançamento
Ano 2021
Tamanho
Diâmetro 40mm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.