Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque

Opções disponíveis

Informamos que, para os produtos de ouro, aceitaremos exclusivamente o pagamento via boleto bancário. Outras formas de pagamento, como cartão de crédito ou débito, não estarão disponíveis para essa compra específica.

A história do Botafogo começou em 1° de julho de 1894. Foi naquela data que nasceu o Club de Regatas Botafogo. O clube ganhou esse nome em homenagem à enseada do bairro onde competia, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). Na época, as provas de remo eram disputadas na Baía de Guanabara e não na Lagoa Rodrigo de Freitas, como é hoje. A sede era em um casarão demolido localizado na Praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a Avenida Pasteur.

O Club de Regatas Botafogo conquistou seu primeiro título em 1899: o Campeonato de Remo do Rio de Janeiro. Graças a esse triunfo, o Botafogo é o único clube do Brasil campeão de três séculos. O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de uma modalidade esportiva: de remo, em campeonato realizado no Rio de Janeiro em outubro de 1902. A Estrela Solitária, presente no escudo, na bandeira e na flâmula do clube, era originalmente o símbolo máximo do Club de Regatas Botafogo. Ela foi adotada porque durante os treinos, ainda de madrugada, os atletas conseguiam ver no céu, brilhante, o planeta Vênus, também conhecido como "Estrela D’Alva". Daí, "O Clube da Estrela Solitária".

Ao longo da história, a Estrela Solitária sempre se manteve presente, de alguma forma, na simbologia do Botafogo. Um brilho eterno, que jamais vai se apagar. O Club de Regatas Botafogo se fundiu no dia 11 de junho de 1942 com o Botafogo Football Club, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas como o conhecemos hoje. A fusão se deu após um triste fato: a morte do atleta Armando Albano, vítima de um infarto fulminante, durante uma partida de basquete entre os dois Botafogos. Nunca mais um Botafogo enfrentaria o outro. Os fundadores do Club de Regatas Botafogo foram Alberto Lisboa da Cunha, Arnaldo Pereira Braga, Arthur Galvão, Augusto Martins, Carlos de Souza Freire, Eduardo Fonseca, Frederico Lorena, Henrique Jacutinga, João Penaforte, João Teixeira, José Maria Dias Braga, Julio Kreisler, Julio Ribas Junior, Luís Fonseca Quintanilha Jordão, Oscar Lisboa da Cunha e Paulo Ernesto de Azevedo.

Botafogo de Futebol e Regatas

Anverso

A composição traz, centralizado no campo da peça, um PAR DE REMOS CRUZADOS sob ESTRELA que contém a SIGLA CRB. O conjunto se acha sobre FUNDO COMPOSTO DE LINHAS que simbolizam o BRILHO E EXPANSÃO DA FAMOSA ESTRELA SOLITÁRIA. Na parte central inferior da peça, a legenda 130 ANOS é ladeada pelas eras 1894 & 2024. Acompanha a orla a legenda CLUB DE REGATAS BOTAFOGO. As medalhas nos metais prata e bronze contemplam impressão tampográfica nas estrelas e no par de remos nas cores branca e preta respectivamente.

Reverso

As legendas O CLUBE DE REGATAS | A ORIGEM DA ESTRELA pontuam, inscritas em ARO QUE ORBITA O ASTRO, o nascimento de um dos símbolos mais consagrados do esporte brasileiro. A ESTRELA DO BOTAFOGO, que domina a composição deste lado e simboliza o seu CLUBE DE REGATAS, é a representação do planeta Vênus visto nas noites de treinamento no remo. Sob o conjunto, o fundo composto de linhas simboliza o brilho e a expansão da famosa Estrela Solitária, estabelecendo a identidade que liga o anverso e o reverso da medalha comemorativa.

Prata
Título 925
Tamanho
Diâmetro 50mm
Peso 55g +/- 1,65g
Tiragem 1000
Ouro
Peso 100 +/- 0,50g
Tiragem 10
Título 900
Concepção Artística
Criação Anverso e Reverso Glória Dias
Modelagem Anverso e Reverso Luiz Henrique Peixoto
Ano 2024

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.