Modelo: Medalha
Disponibilidade: Em estoque
R$120,00

Opções disponíveis

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, no período de 06 a 29 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça Brasileiro voou 5% das saídas executadas pelo XXII Comando Aéreo Tático e, no entanto, foram oficialmente atribuídos aos brasileiros 15% dos veículos destruídos, 28% das pontes destruídas, 36% dos depósitos de combustível danificados e 85% dos depósitos de munição danificados.

No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 11 missões de 44 surtidas, com somente 22 pilotos. Para celebrar o feito, acontece anualmente na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 19 e 22/04, a Reunião da Aviação de Caça (RAC), em que Oficiais e Graduados de ontem e de hoje se reúnem para troca de experiências, reuniões doutrinárias, intercâmbio operacional e comemorações para relembrar os feitos dos veteranos que foram para a guerra.

Para eternizar os feitos, membros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça encenam a célebre “Ópera do Danilo”, uma história repleta de coragem, sagacidade e patriotismo, que narra a saga do então Segundo-Tenente Danilo Marques Moura. Muito mais do que uma mera obra musical, a encenação se tornou um verdadeiro símbolo da bravura e do patriotismo presente na história da Aviação Militar Brasileira.

No dia 22 de abril, após o acendimento da pira, que representa a chama do ideal presente no espírito do piloto de caça, o Comandante do 1º GAVCA profere algumas palavras nas quais relembra o heroísmo e a dedicação dos pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, além de destacar o nome dos nove aviadores falecidos durante o conflito, os quais são homenageados com honras militares.

Neste ano, contando com o apoio da Casa da Moeda do Brasil, a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) abriu um edital de arte para a criação de uma medalha comemorativa dos 80 anos do Dia da Aviação de Caça. Essa medalha, que será lançada no dia 22, na RAC, é um convite para a reflexão sobre um dos marcos históricos mais importantes do país: a Participação da Força Aérea Brasileira na 2ª Grande Guerra Mundial, que ocorreu no período de 6 de outubro de 1944 a 8 de maio de 1945. A presença brasileira foi decisiva para vitória dos Aliados.

ABRA-PC

ANVERSO

O conjunto de nove linhas diagonais ascendentes oriundas do vetor símbolo da ABRA-PC divide o campo da medalha em passado e presente, sendo respectivamente representados pelas eras 1945 com Caça Repúblic P-47 Thunderbolt e 2025 com o moderno Caça F-39 Gripen. Ambos estão em posições ludicamente opostas conforme a diagonal dominante da composição, seguindo, portanto, a orientação de movimento sugerida, em que o P-47 transforma-se no moderno F-39. Complementam a composição as legendas DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA BRASILEIRA na orla superior e 80 ANOS DO DIA 22 DE ABRIL na orla inferior.
 
 
REVERSO

Com acabamento proof e em relevo fosco, sobre listel brilhante, 9 estrelas aludem às nove baixas de pilotos. O detalhe emoldura a ilustração em releitura atualizada para adição de efeito de relevo na clássica gravura “SENTA A PÚA”, que adornou as fuselagens dos caças P-47. O conjunto, colorizado pela técnica tampografia, é emoldurado por listel, que foi inspirado na Comenda Blue Ribon, e apresenta as legendas ITÁLIA • 1945 na parte superior & 22 PILOTOS • 11 MISSÕES • 44 SURTIDAS na parte inferior.


Prata
Tiragem 80
Peso 1 Oz (31.1g +/- 0,31g)
Título 999
Bronze
Peso 24 ± 0,72g
Tiragem 320
Concepção Artística
Criação Anverso Glória Dias
Modelagem Anverso Luiz Henrique Peixoto
Modelagem Reverso Fernanda Costa
Criação Reverso Major Aviador Rodolfo de Meneses Oliveira
Lançamento
Ano 2025
Tamanho
Diâmetro 40± 0,2mm

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.